Compras com cartão no WhatsApp passam a ser liberadas nas opções de débito, crédito e pré-pago pelo Banco Central, confira!
Uma nota publicada pelo Banco Central, em 2 de março de 2023, autoriza a realização de transações de compras com cartão de crédito, débito e pré-pago por meio do WhatsApp. A medida passa a valer para portadores de cartões das bandeiras Visa e Mastercard.
Em março de 2021, tanto a Visa quanto a Mastercard foram autorizadas a realizar transferências bancárias, depósitos e operações pré-pagas por meio do WhatsApp. Desde então, o Banco Central vinha analisando a possibilidade de permitir compras com o uso do Facebook Pay, programa de pagamentos utilizado pelo WhatsApp.
As instituições interessadas, sejam elas credenciadoras ou emissoras, ainda têm a oportunidade de aderir ao serviço. No entanto, os usuários não terão acesso imediato à funcionalidade. Conforme informações do Banco Central, “o início das transações de pagamento por meio do WhatsApp deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias”. Segundo a instituição financeira, é preciso manter esse intervalo a fim de cumprir os “princípios regulatórios referentes à concorrência e à não discriminação”.
O chefe do WhatsApp para a América Latina, Guilherme Horn, disse que o pagamento de produtos e serviços em uma conversa usando cartões Mastercard e Visa será liberado “em breve”.
“Acreditamos que o pagamento de pessoas para empresas via WhatsApp terá um grande impacto para todos, trazendo facilidade e simplicidade para os usuários ao mesmo tempo em que ajudará as pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas”, afirmou Horn.
Mark Zuckerberg, CEO da Meta – empresa controladora do WhatsApp – comemorou a liberação do Banco Central e afirmou que em breve será possível realizar pagamentos diretos a pequenas empresas por meio do aplicativo. “Estou ansioso para lançar isso em breve”, escreveu em sua conta no Instagram.
Como irá funcionar?
- As instituições interessadas em participar dos pagamentos via Facebook Pay precisam ser aprovadas e esperar 30 dias para começarem a operar as transações pelo WhatsApp.
- Os pequenos negócios poderão fechar um pedido e cobrar o cliente diretamente pelo aplicativo de mensagens, sem precisar enviar uma chave Pix ou maquininha com um motoboy.
- O pagamento poderá ser feito com cartões de crédito, débito e pré-pago.
- O usuário deve cadastrar o cartão na função Meta Pay para realizar pagamentos pelo WhatsApp.
- Ao clicar na opção “Pagamento”, o aplicativo pedirá um valor e redirecionará para a criação de uma conta, a aceitação dos termos e a criação de uma senha de seis dígitos.
- Depois, o usuário deve incluir nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos parceiros. Será preciso verificar o cartão junto ao banco, que enviará um código por SMS, e-mail ou aplicativo do próprio banco.
- O uso da senha ou do reconhecimento biométrico será necessário toda vez que o usuário enviar dinheiro, e as informações do cartão são encriptadas.
- Comerciantes precisam habilitar suas contas para receber pagamentos por vendas feitas pelo app, processo similar ao de usuários comuns.