História da emissora se confunde com a do seu fundador
Há 40 anos, o SBT foi ao ar pela primeira vez como emissora de TV aberta no Brasil. Inaugurado em 19 de agosto de 1981, no exato momento da assinatura da concessão por Silvio Santos, o SBT tem em sua história uma programação popular e inovadora, consolidando-se na vice-liderança de audiência já em seu primeiro dia no ar. Popular porque aproxima-se do público através de seus comunicadores e inovadora por ter sido a única emissora de televisão que nasceu de um programa, o Programa Silvio Santos.
Hoje, o SBT cobre 198 milhões de telespectadores e 69 milhões de lares. Atualmente conta com 110 emissoras em todo país, 24 horas de programação diversificada com participação em de 11% na Grande São Paulo e 10% no Brasil. O complexo do SBT tem uma área total de 230.000m² com 74.000m² de área construída. Conta com oito estúdios, somando uma área de mais de 4.400 m² e uma cidade cenográfica de 6.500 m². O SBT é referência em produções infantis e programas de auditório proporcionando o bem-estar da família.
PROGRAMAÇÃO INOVADORA E VISIONÁRIA, QUE SEMPRE APROXIMOU O PÚBLICO DA EMISSORA
Surpreendendo em seus primeiros anos de vida, mesclava grandes clássicos da TV com novos formatos e estrelas que nasciam no canal. O Povo na TV, Programa Raul Gil, Almoço com as Estrelas com Ayrton e Lolita Rodrigues, O Homem do Sapato Branco, com Jacinto Figueira Jr, Show Sem Limite com Jota Silvestre, Moacyr Franco Show, Dercy Gonçalves, A Maravilhosa Música Brasileira com Oswaldo Sargentelli, o humorístico Reapertura, entre outros, eram garantia de sucesso em audiência. Ao mesmo tempo, a emissora revelava comunicadores que tornaram-se estrelas da telinha: Gugu Liberato, Mara Maravilha, Christina Rocha, Luis Ricardo e Sérgio Mallandro.
A criatividade sempre se fez presente através do lançamento de programas interativos como Sessão Premiada e TV Powww, além das novelas internacionais Os Ricos Também Choram, Chispita, Cristina Bazan, Viviana em Busca do Amor, que conquistaram o público junto das produções próprias como Destino, A Força do Amor, Vida Roubada, Meus Filhos Minha Vida e Jerônimo.
Mas os programas de auditório, uma escola criada por Silvio Santos, foram constantes em seu início com Viva a Noite, sob comando de Gugu Liberato, o musical Vamos Nessa, com Dudu França, Silvio Santos e Mara, e o humor de Alegria, ressaltando o viés inovador da emissora com as Câmeras Escondidas. Os seriados Chaves e Chapolin consagraram o humor simples e pueril num fenômeno absoluto de público. Mulheres antenadas e modernas comandavam Show da Tarde, deixando de lado a culinária e o artesanato e investindo em entrevistas e debates com Christina Rocha, Mara, Helô Pinheiro, Sandra Bréa e Meire Nogueira, entre outras.
A tradição em programas infantis faz parte da admiração dos pequeninos pelo canal. Bozo arrebatou o público mirim a partir do primeiro dia de exibição. O Festival Internacional da Criança, com Giovanna, revelou talentos da época. Mas foi com Show Maravilha, comandado pela baiana Mara Maravilha, que uma legião de fãs abraçou o SBT como seu canal de TV preferido, seguindo com a alegria e a molecagem de Sérgio Mallandro no Oradukapeta, Dó Ré Mi Fá Sol Lá Simony e o programa Mariane.
Na segunda metade da década, um grande investimento resulta em uma programação forte, com a chegada de Hebe Camargo, que renovou seu tradicional programa Hebe com a presença do jornalismo e convidados internacionais. Carlos Alberto de Nóbrega trouxe para o SBT o banco de seu pai, Manoel de Nóbrega, consagrando-o através do A Praça é Nossa, absoluto sucesso que se modifica constantemente, remodelando as atrações sem perder o principal: o dom de fazer rir. Jô Soares também trouxe seu sofisticado humor com Veja o Gordo e, mais uma vez, inovou no SBT com o talk show de maior repercussão da década: Jô Soares Onze e Meia.
Noticentro fixou a informação na grade nos sete primeiros anos, e em 1988, um novo modelo de jornalismo na televisão brasileira foi apresentado através do TJ Brasil, com a ancoragem e a opinião forte e contundente de Bóris Casoy. Na década de 90, o Aqui Agora também apresentou uma linguagem nova e surpreendente no telejornalismo, com reportagens que prendiam a atenção através da presença de Magdalena Bonfiglioli, Wagner Montes, João Leite Netto e Celso Russomano.
Já o Jornal do SBT, inicialmente com Lillian Witte Fibe, contou também com a apresentação de Leila Cordeiro, Eliakin Araujo, Hermano Henning, Carlos Nascimento, Liliane Ventura, Analice Nicolau, Maria Cândida, Marcelo Torres, entre outros. O esporte trouxe uma equipe de peso, em épocas diferentes com Osmar de Oliveira, Emerson Leão, Jorge Kajuru, Telê Santana, Walter Abrahão, Sócrates, Juarez Soares, Luiz Ceará, Silvio Luiz, Juca Kfouri, João Rehder, Orlando Duarte, Luiz Alfredo, na cobertura de campeonatos e eventos internacionais.
A produção de reportagens especiais teve comando de Silvia Donato em O Crime e a Lei e Fatos em Foco, em 1981. Em 1986, Goulart de Andrade chega ao SBT trazendo seu “vem comigo” no Eu Sou o Repórter e Comando da Madrugada. Roberto Cabrini chega em 1989 para comandar o departamento de esportes e matérias internacionais no Reportagem Especial. Em 1995, o SBT Repórter reúne a melhor equipe de reportagem, perdurando no premiado Conexão Repórter.
Na década de 90, o SBT investe novamente em dramaturgia sendo ovacionado com Éramos Seis, um dos maiores sucessos do gênero. Razão de Viver, Pérola Negra e Fascinação reverberam em audiência. O bate-papo jovem e direto de Serginho Groisman traz um Programa Livre nas tardes da TV. Nesta época, dois nomes de peso surgem nas telas da emissora: Eliana e Celso Portiolli. Gugu mantém a tradição nos shows de auditório com Sabadão Sertanejo e o variado Domingo Legal, fenômeno de audiência nas tardes de domingo. A Escolinha do Golias era pura gargalhada com Ronald Golias, Nair Bello, Consuelo Leandro e Carlos Alberto de Nóbrega, e no final da década, Gorete Milagres e Moacyr Franco estrelam Ô Coitado.
O Programa Silvio Santos diversifica com os mais variados gêneros de atrações através do Qual é a Música, Show de Calouros, Porta da Esperança, Roletrando, Domingo no Parque, Jogo das Famílias, O Preço Certo, Cinderela, e mantém a tradição da preferência do público lançando novas atrações como Topa Tudo por Dinheiro, Em Nome do Amor, Gol Show, Tentação e Show do Milhão, um marco na carreira do animador. Em 1993 os jurados mais queridos do Brasil se revezam no comando do Novo Show de Calouros, com Sonia Lima, Flor, Leão Lobo, Décio Piccinini, Elke Maravilha, Pedro de Lara e Wagner Montes.
Em 1996 o SBT amplia sua capacidade operacional com a inauguração do Centro de Televisão Anhanguera, ou Complexo Anhanguera, reunindo toda a produção em um único espaço (encerrando as atividades nas sedes Vila Guilherme, Sumaré, Camarés, Teatro Silvio Santos e a antiga Unidade Anhanguera). No ano seguinte, uma parceria inédita da TV apresenta Chiquititas, novela infanto-juvenil que revelou inúmeros talentos da dramaturgia. Marilia Gabriela chega para comandar First Class e depois o SBT Repórter, estreando em 1998 seu bate-papo dominical no De Frente com Gabi. A trilogia de Thalia, revelada pelo SBT em 1992 pela novela Quinze Anos, têm êxito com Maria Mercedes, Marimar e Maria do Bairro. Sem deixar de lembrar de Gaby Spanic em A Usurpadora, exibida aqui em 1999.
No final da década, o apresentador Ratinho chega ao SBT trazendo seu show de variedades com humor, reportagens e prestação de serviços. O Programa do Ratinho é sinônimo de alegria com um elenco bem-humorado. Destacam-se também o polêmico Márcia, com Márcia Goldschimidt, os divertidos Fantasia e Alô Christina, o humorístico Fala Dercy, o último programa de Dercy Gonçalves na TV, e Canta Dança Minha Gente, uma danceteria sob o alto astral de Carla Perez. Após atuar nas Câmeras Escondidas, Celso Portiolli estreia como apresentador no Passa ou Repassa, tendo comandado posteriormente diversas atrações que mostraram a versatilidade do animador como Tempo de Alegria, Curtindo uma Viagem, O Conquistador do Fim do Mundo e Código Fama.
Com atrações educativas, o Bom Dia e Companhia estreia em 1993 sob apresentação de Eliana, criando uma marca de qualidade na programação infantil da televisão. Em 1998 passa para o comando de Jackeline Petckovic. Na mesma época estreiam Casa da Angélica, o programa Sérgio Mallandro, Sessão Desenho no Sítio da Vovó e o infantil Disney Club, com a turma da TV CRUJ.
Na virada do século, as novidades não param e o SBT volta a investir pesado em dramaturgia com Pícara Sonhadora, Marisol, Canavial de Paixões e Amigas e Rivais, entre outras. Em 2001, a maior audiência de sua história, confirma o talento da emissora para a inovação, com a chegada de um novo gênero na programação: o reality Casa dos Artistas paralisa o público em frente à TV para ver Silvio Santos e os 12 participantes interagindo ao vivo.
Novas atrações rejuvenescem a cara do SBT através do Charme, de Adriane Galisteu, Casos de Família, então com Regina Volpato, Jogo Duro, com Jorge Kajuru, e Meu Cunhado, protagonizado por Moacyr Franco e Ronald Golias. Os realities permeiam a programação através de Ilha da Sedução, com Babi Xavier, Protagonistas de Novelas, Ídolos, com Beto Marden e Ligia Mendes, Casamento à Moda Antiga, Popstars, o reality que revelou os conjuntos Rouge e Broz, Supernanny, Quem Perde Ganha, e em 2009 a elegância e o talento de Isabella Fiorentino e Arlindo Grund no Esquadrão da Moda. O Bom Dia e Cia ganha a dupla mirim Priscilla Alcantara e Yudi Tamashiro como os novos amigos da garotada e logo são presenteados com a companhia de Maisa, que revela-se um novo ídolo teen. Em 2015, após outros apresentadores, Silvia Abravanel mostra seu lado criança e consolida o “Bom Dia” junto ao público.
Em 2005, Ana Paula Padrão estreia junto com o SBT Brasil que posteriormente se fortalece como um dos principais telejornais da TV sob comando de Joseval Peixoto, Carlos Nascimento e Rachel Sheherazade e, atualmente, com Marcelo Torres e Marcia Dantas.
Em 2008 a emissora volta a investir em texto nacional, lançando Iris Abravanel como autora em Revelação, seguindo-se às bem-sucedidas Vende-se um Véu de Noiva e Corações Feridos, além de Amor e Revolução e Uma Rosa com Amor, de Tiago Santiago.
A dramaturgia ganha uma nova cara e Carrossel reúne a família em volta da TV, criando um novo hábito no telespectador brasileiro no horário nobre. Larissa Manoela, revelada em Corações Feridos, brilha como Maria Joaquina na novela. A sequência mantém o vigor com o remake de Chiquititas, além de Cúmplices de Um Resgate, Carinha de Anjo e As Aventuras de Poliana. Prata da casa, Christina Rocha, retorna com um novo Casos de Família.
Em 2014, o SBT retorna com a tradição criada em casa dos talk shows de fim de noite, lançada em 1981 através de Ferreira Netto, com a chegada de Danilo Gentili e sua trupe em The Noite com Danilo Gentili, o maior talk show do Brasil. Já em 2019 as tardes de sábado reúnem uma galera para assistir a um papo antenado pelo Programa da Maisa. O fim de noite é tradição em curiosidades, bom humor e audiência com Otávio Mesquita, que desde a década de 80 movimenta a madrugada com Perfil, Okay Pessoal e o atualíssimo Operação Mesquita.
Patricia Abravanel, mostrando talento nato, torna-se a nova estrela da TV nos bem-sucedidos Cante se Puder (ao lado de Márcio Ballas) e Máquina da Fama. Em 2019 conquista os sábados com Topa ou Não Topa.
Inovando sempre e com uma visão antenada, o SBT cria uma faixa de sucesso aos sábados com os realities que divertem o Brasil: Esquadrão da Moda, e a estreia de Hell’s Kitchen, BBQ Brasil, e Bake Off Brasil. Fábrica de Casamentos surpreende o público e o mercado com um formato novo e que conquistou a audiência acompanhando a versatilidade de um elenco vitorioso: Chris Flores, Carlos Bertolazzi, Beca Milano, Lucas Anderi, Robson Jassa, Mari Dedivitis e Junior Mendes.
Hoje, o SBT conta com uma programação diversificada e multiplataforma, sendo a única emissora a manter uma legião de fãs, os SBTistas, alcançando a maior relevância nas redes e mantendo a vice-liderança na TV. Uma tradição conquistada ao longo dos anos, galgando cada passo de uma vez num crescimento orgânico e salutar tanto para o público quanto para a TV brasileira, sendo agraciado com a companhia de quem o acompanha há 40 anos, sem deixar de conquistar o novo e inovar sempre, uma de suas marcas perante a história nesses mais de 70 anos de televisão no Brasil, do “canal da família brasileira”.
PROGRAMAÇÃO DO SBT HOJE
Passados 40 anos, o SBT continua apostando em segmentos mais populares ou até mesmo sensacionalistas, como em Casos de Família ou no requentado Notícias Impressionantes. A programação infantil continua com espaço garantido no Bom Dia e Cia e o Sábado Animado, além de novelas como Chiquititas, em reprise, e As Aventuras de Poliana, que deve ganhar uma continuação em breve. As novelas mexicanas, outro clássico trunfo do canal, atualmente são representadas por Coração Indomável e Amores Verdadeiros. Já os tradicionais Chaves e Chapolin deixaram de ser exibidos em 2020, por uma questão de direitos autorais.
O Programa Silvio Santos continua ocupando espaço nobre na programação semanal, ainda que sua presença tenha diminuído ao longo do tempo e, por conta da pandemia, atualmente conta apenas com reprises. Destacam-se também entre os atuais apresentadores da emissora Eliana, Celso Portiolli, Ratinho, Raul Gil, Danilo Gentili, Otávio Mesquita e Carlos Alberto de Nóbrega, que continua à frente de A Praça É Nossa. Nos últimos anos, três das filhas de Silvio também passaram a ocupar boa parte da programação: Rebeca, Silvia e Patricia Abravanel.
Desde 2019, o SBT investiu na transmissão de futebol, campo em que já teve outras experiências no passado, inclusive quando o canal chegou a transmitir jogos pela metade nos anos 1990 para priorizar o Programa do Ratinho. Entre as competições adquiridas pela emissora, constam a Libertadores, Liga dos Campeões da Europa e a Copa América de 2020, além da Copa do Nordeste.
CAMPANHA PARA CELEBRAR SEUS 40 ANOS
Em uma nova versão da música Tempos Modernos, de Lulu Santos, a atriz principal, que interpreta uma profissional de bastidores da emissora, embarca em uma “viagem” com referências por todas as frentes de conteúdo da rede – desde a programação já consolidada como Programa Silvio Santos; The Noite; Programa Eliana; Arena SBT; A Praça é Nossa; Casos de Família; Programa do Ratinho; Raul Gil; Operação Mesquita; Bom dia & Cia; Domigo Legal; SBT Brasil; Chiquititas; Roda a Roda; Fofocalizando e Bake Off Brasil, até as novidades como o Vem Pra Cá com Patricia Abravanel e Gabriel Cartolano. Também estão lá os programas esportivos que, inclusive, representam a nova fase do SBT com o futebol, em especial a Copa Libertadores da América.
As propriedades digitais da emissora também são destaques: SBT News; TV Zyn e SBT Games. Ainda em referência aos 40 anos, foi lançado um selo comemorativo junto ao slogan “Sempre com você”.
A estratégia de divulgação foi criada pela agência WMcCann e contempla conteúdos para a TV, um robusto mix de peças digitais a serem desdobrados nas redes sociais da emissora e mídia de rua.
O filme da campanha pode ser visto abaixo
Para comemorar a importante data, a área dedicada ao digital do SBT vem compartilhando conteúdos curiosos e divertidos para presentear o público. Entre eles estão: 40 anos em 40 dias – posts diários de fotos no Instagram como forma de relembrar os 40 anos da emissora durante 40 dias; SBT Lovers – série de quiz sobre o SBT com artistas e programas da casa para as pessoas interagirem no Instagram e Facebook; e o Imitok – no qual artistas da emissora dublarão momentos icônicos que aconteceram nos programas na plataforma TikTok.
O EMPREENDEDOR SILVIO SANTOS
“Eu não sou um homem de televisão. Só estou nela por ser um bom negócio. Um ótimo negócio para mim. No dia em que a TV deixar de ser um bom negócio e for bom negócio fabricar automóvel, e isso estiver mais ou menos dentro das minhas possibilidades, eu vou fabricar automóvel, eu vou lapidar diamantes, vou ser um dos melhores profissionais, como médico ou fabricante de diamantes. Eu sou um comerciante. Um profissional. Um homem de negócios”, palavras de Silvio Santos a Décio Piccinini e Engelber Paschoal, em 1969. O relato é do livro Topa Tudo por Dinheiro, de Maurício Stycer.
Silvio Santos é um dos profissionais de mídia mais amados e respeitados do Brasil. Com seu carisma ímpar, sua personalidade excêntrica e décadas de sucesso no comando de programas de auditório, é reconhecido com facilidade por qualquer brasileiro.
Mas fora das telas, o fundador do SBT também tem uma trajetória de empreendedorismo admirável. Adolescente, o futuro “homem do Baú” resolveu fazer seu próprio dinheiro como vendedor ambulante nas ruas do Rio de Janeiro, acompanhado de um de seus irmãos.
A partir daí, sua trajetória como homem de negócios decolou. No decorrer dos anos, Silvio conseguiu construir um império e consolidar o Grupo Silvio Santos, que conta com, além da emissora de TV e da Liderança Capitalização, uma empresa de cosméticos e até um hotel de luxo.
Não há como negar: Silvio é um grande empreendedor e sua história pode servir de inspiração para muitos outros, independentemente da área de atuação ou porte do negócio.
Hoje com 90 anos, colhe frutos de todos os anos de dedicação, perseverança e inovação. Mas ainda tem muito gás para comandar seus negócios sem deixar de dar atenção às suas “colegas de trabalho” nem de se divertir nas horas vagas.
Após todo esse conteúdo, como não confundir a história do da criação com seu criador? Não é verdade? HI HI HI, HA HA HA!!