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A pandemia causada pelo novo coronavírus “forçou” muitas empresas, em todos os setores, a migrarem para o online para que pudessem continuar vendendo seus produtos e pudessem se adaptar a esse novo cenário.
Dados apontados em junho pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), mostraram que entre março a maio deste ano foram abertos no Brasil 107 mil lojas online, o que equivale a mais de um negócio por minuto.
Até então, eram abertas mensalmente apenas 10 mil lojas. Muitas empresas adotaram esse novo caminho para amenizar a queda do faturamento ocasionada pela pandemia.
Especialistas afirmam que a mudança para vendas online já era algo esperado, porém a crise causada pelo coronavírus acelerou esse processo, o que contribuiu em uma transformação no comportamento de compra em todo o Brasil.
Com mais pessoas em casa durante o isolamento social o tempo que elas ficam online aumentou muito, refletindo no crescimento das compras pela internet. E essa conduta deve permanecer após a pandemia.
— O crescimento das vendas pelo e-commerce já era algo inevitável, porém tomou grandes proporções nos últimos meses. O que vem a mostrar que as empresas que não se adaptarem a esse novo formato de negócio para conquistar os clientes realmente ficarão para trás, pois já há uma grande demanda de público interessado na compra digital” — avalia César Marcondes, CEO da franquia Distrito Digital, uma agência digital especializada em marketing digital.
Como fidelizar esse cliente digital?
Marcondes explica que o primeiro passo para quem busca vender na internet é fazer uma análise completa do negócio. Verificando principalmente se há:
• Estoque para atender a demanda – É necessário ficar atento com os produtos mais procurados para poder suprir a demanda e não faltar mercadoria;
• Logística dos produtos – É necessário oferecer opções de competitividade, principalmente em relação ao frete. Lembrando ainda que é possível trabalhar com o delivery, já que é algo que cresceu exponencialmente durante a pandemia, por isso vale investir nesse serviço;
• Atendimento ao cliente – Ao oferecer um canal de comunicação para responder dúvidas, solucionar problemas e estar presente, o retorno da resposta deve ser rápida e eficaz para gerar uma oportunidade de atrair e fidelizar o cliente. Ninguém gosta de ficar esperando, não é?
• Clareza das informações – Ao divulgar um produto coloque o máximo de informação no descritivo, como tamanho, cor, valor, etc. Quanto mais dados sobre o produto, maior a possibilidade de venda.
— Uma página bem formulada, com fotos atrativas, além de ferramentas para alcançar exatamente o seu público-alvo e a região que busca trabalhar faz parte do trabalho em marketing digital. Esse serviço cresceu durante a pandemia e que continuará em evidência. É imprescindível para o crescimento das vendas pela internet, bem como para valorizar a imagem, principalmente dos pequenos varejistas — diz Marcondes.
— A venda pelo digital é algo necessário, e não estamos falando somente desse atual momento. O brasileiro já enxergou o potencial desse nicho e a comodidade de receber o produto em casa usando apenas alguns cliques. Realmente é algo que veio para ficar. Países como Estados Unidos, Reino Unido e França tem o e-commerce muito mais desenvolvido. Nada impede que o Brasil também ganhe proporções nesse cenário — finaliza o diretor executivo da franquia Distrito Digital.
Fonte: Mapa das Franquias