Investir em franquias pode diminuir alguns riscos, já que você começa o negócio com um modelo comprovado do que funciona e do que pode dar errado logo de cara. Mas isso não significa que você tem a fórmula do sucesso garantido e pode se acomodar — é sempre importante prestar atenção aos detalhes para se destacar.
Para Danny Cattan e James Vitran, especialistas em desenvolvimento de franquias, existem cinco erros principais que podem destruir o seu negócio. No Entrepreneur, eles explicam como você pode evitá-los:
1. Deixar as finanças de lado
Ter algum dinheiro entrando todo mês não significa que você deve se acomodar — é necessário investigar sempre suas finanças para saber se você está fazendo um bom negócio. Se você não fizer cotações de produtos com alguma frequência, por exemplo, não saberá se existem oportunidades de economizar. Não deixe esse tipo de coisa acontecer e fique sempre de olho nos números.
2. Não saber tudo sobre o negócio
Você precisa conhecer seu negócio por dentro e por fora — e ser capaz de reconhecer se algo está errado. Se o custo das mercadorias deveria representar 23%, mas está chegando a 40%, você precisa saber exatamente onde procurar a discrepância.
Se esta for a sua primeira franquia, é uma boa ideia saber como administrar operacionalmente todos os aspectos do negócio. Segundo os especialistas, isso não significa que você precisa lavar pratos ou preparar bebidas, mas deve ser capaz de manter o negócio em movimento se algum funcionário faltar.
3. Contratar pessoas ruins
O conselho sobre contratar boas pessoas pode parecer óbvio, mas, segundo os especialistas, não poderia ficar de fora. Não contrate a primeira pessoa que se candidatar ao emprego e que cumpra os requisitos mínimos. O melhor a se fazer é contratar uma pessoa que o complemente. Se você é uma pessoa introvertida e voltada aos detalhes, que se sente confortável com os aspectos dos bastidores, contrate alguém que tenha uma personalidade mais extrovertida e que tenha habilidades com o público.
4. Não olhar para o todo
Além de ter planos do que fazer em casos de desastre natural, uma pandemia ou algum outro problema, os franqueados devem ser como jogadores de xadrez. “Eles precisam ver todo o tabuleiro, pensar em vários movimentos à frente e imaginar vários cenários possíveis que podem acontecer”, escrevem Cattan e Vitrano.
Isso porque, segundo eles, um impacto em uma indústria aparentemente não relacionada pode ter um efeito dominó que se espalha por outros mercados — atingindo seu negócio mesmo que ele esteja aparentemente distante. Expandir seu campo de visão o ajudará a antecipar melhor as curvas inesperadas para que você possa se adaptar.
5. Não se destacar em algo
Você precisa ter pelo menos um fator em que seja melhor do que os seus concorrentes — algo especial que atraia os clientes e faça com que eles voltem. “Saiba o que você faz bem e execute. Se você gosta de anéis de cebola, venda os melhores anéis de cebola do mundo”, dizem os especialistas. Ou seja, não tente fazer um pouco de tudo se for pra atingir apenas uma qualidade média.
Fonte: Revista PEGN