Empreendedora iniciou na rede aos 16 anos, e hoje é responsável por quase 20% das unidades
Nascida na zona rural de Guajeru, no interior da Bahia, Catia Silene sempre acreditou que o trabalho e a dedicação seriam suas maiores ferramentas de transformação. Aos sete anos, deixou o campo para morar com a tia na cidade e poder estudar. Filha de trabalhadores rurais, começou cedo — aos 13 anos já vendia café nas feiras da região. O espírito empreendedor, no entanto, só ganharia força total alguns anos depois, quando ela conheceu a Mercadótica , empresa onde construiu toda sua trajetória profissional.
Catia entrou na Mercadótica aos 16 anos, ainda adolescente, para atuar meio período como estoquista. Na época, a empresa era comandada por Joaquim Farias, fundador da marca. Dois anos depois, foi contratada oficialmente e passou a se dedicar integralmente ao negócio. Paralelamente, chegou a cursar técnico em enfermagem, trabalhando inclusive em um hospital durante a noite, mas acabou optando por continuar na ótica.
“Sou muito emotiva na área da saúde, mas entendi que, de certa forma, o ramo óptico também é uma forma de cuidar das pessoas. Eu ajudo as pessoas a enxergarem o mundo de outra forma”, conta Catia.
Foram 27 anos de aprendizado dentro da Mercadótica, onde passou por praticamente todos os setores — do financeiro ao laboratório. Em 2014, realizou o sonho de se tornar franqueada da marca, abrindo sua primeira loja em Condeúba (BA). O investimento parecia impossível na época, mas, com o apoio da sua família e de Joaquim, ela vendeu o carro e apostou tudo no próprio potencial.
“Na época que o Joaquim me fez essa sugestão, o valor do investimento era algo fora da minha realidade. Mas durante nossas conversas, ele criou algumas condições especiais que me fizeram ter condições de arcar com os custos do negócio. Admito que no início parecia apenas um sonho distante, mas quando o negócio começou a dar certo, percebi que era só o começo”, relembra.
Hoje, Catia é dona de dez unidades e representa cerca de 20% de toda a rede Mercadótica. Ela abriu quase uma loja por ano, incluindo filiais em cidades como Vitória da Conquista. Mais do que números, o que move a empreendedora é o propósito. “A Mercadótica é parte da minha vida e da minha história. Sempre digo que dinheiro a gente faz, mas o amor pelo que faz precisa vir primeiro.”
Com um estilo de gestão próximo e colaborativo, Catia faz questão de apoiar outras unidades da rede, mesmo que isso signifique investir recursos próprios. Frequentemente tira dinheiro do próprio bolso para custear parcerias, programas e ações voltadas ao fortalecimento da marca e ao desenvolvimento das franquias. “Eu acredito na força da rede. Quando uma loja cresce, todas crescem junto”, afirma.
Além das óticas, também administra uma açaiteria e investe em uma construtora, além de manter um olhar voltado para o futuro: quer que seus dois filhos — de 14 e 16 anos — se formem em oftalmologia, e sonha em transformar funcionários em novos franqueados. “Eu quero que eles empreendam dentro da Mercadótica, assim como eu fiz um dia”, diz.
A empresária também faz questão de manter um time majoritariamente formado por mulheres , por um motivo bem especial.
“As mulheres são o público que mais consome óculos no Brasil. Um homem tende a trocar de óculos de dois em dois anos, enquanto uma mulher costuma fazer isso duas vezes ao ano. Isso ocorre porque elas têm um cuidado maior com a saúde visual, além da percepção de que os óculos trazem muito sobre a personalidade”, explica.
De vendedora de feira a franqueada de sucesso, Catia Silene hoje é uma das líderes mais atuantes da Mercadótica e símbolo de profissionalismo no setor óptico. Sua trajetória mostra que empreender com propósito é o caminho para resultados duradouros.
“Tem muita gente brincando de ótica, e isso é perigoso. Uma roupa falsificada pode ser só um prejuízo financeiro, mas um óculos de má qualidade pode comprometer a visão de alguém. Por isso, mais do que vender, eu defendo a causa da visão com responsabilidade”, reforça.
Sobre a Mercadótica
Com mais de três décadas de história, a Mercadótica é uma rede de óticas com presença em diversas cidades do Nordeste, reconhecida pela qualidade técnica, atendimento humanizado e compromisso com a saúde visual. A marca atua tanto com lojas próprias quanto franquias, oferecendo produtos e serviços de alto padrão a preços acessíveis.
Mais informações em https://www.mercadotica.com/






