Segmento de alimentação, que comercializa refeições prontas, apresenta a maior alta do período, segundo levantamento da ABF
As franquias de alimentação, grupo que inclui bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias, padarias, docerias e food trucks, apresentaram crescimento expressivo de 17,5% no faturamento do terceiro trimestre deste ano comparado ao mesmo período do ano passado. O segmento é o principal destaque de crescimento segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) entre julho e setembro de 2023. O food service nacional também cresceu 7,3% em número de marcas, 10,5% em quantidade de operações e 5,6% em faturamento por loja, chegando a média de R$ 382 mil.
Para 43,1% dos franqueados, a abertura de unidades é um dos motivos que impulsionaram o resultado, seguido por fatores econômicos e de mercado, melhorias no cardápio, marketing, retomada pós-pandemia devido ao retorno do trabalho presencial e de encontros sociais, além de engajamento em lojas físicas e maturidade da marca. Confira a seguir marcas promissoras de alimentação para investir ainda em 2023:

Marca californiana de hamburguerias, o Johnny Rockets atingiu no Brasil uma década de funcionamento e sua segunda maior rede em um só país, atrás apenas dos Estados Unidos. Famoso mundialmente pelos burgers e milkshakes premiados, o restaurante apresenta faturamento médio mensal entre R$ 220 mil e R$ 400 mil, a depender do tamanho da loja, com retorno do investimento aplicado entre 18 e 36 meses de funcionamento. Em 2022, a rede atingiu R$ 100 milhões em faturamento, com estimativa de chegar a R$ 125 milhões este ano. A decoração exclusiva e garçons dançantes temperam ainda mais a personalidade da casa. Até o fim de 2024, a rede estima chegar a 60 lojas no Brasil e, em mais dois anos, a previsão é de uma centena de unidades.
Gelateria artesanal de método italiano, a Cuor di Crema faz seu próprio gelato com frutas frescas, água e leite, com menor percentual de gordura e sem conservantes. A casa também investe no cardápio de cafeteria, mantendo o movimento em alta ao longo do ano. Com faturamento médio mensal de R$ 80 mil por loja e retorno do investimento estimado em 22 a 38 meses após a abertura, a marca já ultrapassa 10 lojas e quiosques no país, sendo a maior parte na Grande São Paulo, além das unidades recém-inauguradas na região metropolitana de Fortaleza (CE) e Angra dos Reis (RJ). Com estimativa de faturar R$ 8 milhões em 2023, a rede já planeja as expansões para o ano que vem, incluindo a primeira loja do Paraná até o meio do ano, em Foz do Iguaçu.


Pâtisserie inspirada na gastronomia francesa, a Boulangerie Carioca vai desde o cardápio do café da manhã, ao chá da tarde e happy hour. Com opções de sanduíches, croques, tortas, quiches, tábua de frios e pastas, pizzas, saladas, sopas e até pratos rápidos, além de doces, cafés e pães especiais para viagem, a marca que nasceu no Rio de Janeiro já ganhou também a capital paulista, com 5 lojas ao todo e previsão de inaugurar mega loja no primeiro semestre em Santo André (SP). O faturamento total da marca estimado para 2023 é de R$ 15 milhões. Já as lojas apresentam um faturamento médio mensal de R$ 130 mil entre quiosques, lojas de shopping e de rua, com retorno do investimento para o franqueado entre 18 e 36 meses.
Rede americana especializada em churrasco ao estilo texano, a Dickey’s Barbecue Pit aposta no conceito de smokehouse temática para cativar o público. Além dos cortes diferenciados como brisket e pulled pork, a casa também trabalha com asinhas de frango e costelas suínas, jalapeño sausage e mac&cheese. Disponível nos modelos para praça de alimentação ou loja com área própria de refeições, a franquia pode chegar a faturamento médio mensal de R$ 300 mil, ultrapassando R$ 3,6 milhões no ano. A rede também se destaca pela presença em eventos de grandes proporções, como a Festa do Peão de Barretos, maior rodeio da América Latina, a competição internacional de smokehouses BBQ Meatstock War, em Sorocaba, a primeira edição do festival The Town e os shows da banda britânica Coldplay, em São Paulo.


Uma das maiores redes de cafeterias do Brasil, e considerada uma das franquias que mais expandiu em número de unidades em 2022 pelo ranking das 50 maiores redes de franquias por unidade no Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Mais1.Café foi fundada em 2019 e traz a agilidade do atendimento “to go”, com o melhor do café de grão especial, com um atendimento digitalizado. Com mais de 600 lojas em negociadas em todo o país, a franquia trabalha com mais de 20 sabores de cafés com grão especial acompanhados de doces e salgados importados da Europa e da América Latina nas unidades espalhadas por todo o país. A rede estima chegar até o final de 2023 à marca de 800 lojas negociadas e pretende alcançar um faturamento de R$ 130 milhões. As unidades podem ser implantadas em formato de loja de rua, shopping e container, com um faturamento médio mensal de R$ 30 mil e prazo de retorno de investimento de 18 a 24 meses.
Fundada em 2016 no Rio de Janeiro, a Borda & Lenha é a primeira rede de fast-pizza do Brasil e tem como objetivo personalizar a experiência do cliente com qualidade, sabor e preço acessível. No cardápio, a franquia oferece pizzas preparadas com massa artesanal e permite a seleção de sabores pelo próprio consumidor, que pode montar a pizza a partir de mais de 25 opções de toppings. Operando no franchising desde 2019, a rede possui 42 unidades em funcionamento em todo o território nacional e até o final deste ano, pretende chegar a 75 lojas, alcançando faturamento de mais de R$ 10 milhões. Uma unidade da Borda & Lenha possui faturamento médio mensal de R$ 55 mil e prazo de retorno de investimento de até 18 meses.


Famosa no Rio de Janeiro, a rede Buteco Seu Rufino desde 2022 faz parte do Grupo Impettus, maior holding de bares do Brasil. Com 10 unidades em funcionamento, é um boteco raiz de família para família e oferece aos clientes experiência única de um ambiente familiar, com uma gastronomia original e caseira e, claro, cerveja gelada. São dois modelos de franquia de variam entre 70m² e 150m², com investimentos a partir de R$ 400 mil e faturamento médio mensal de R$ 150 mil. O prazo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses.
Já a Casa de Bolos, maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira no segmento, foi considerada pela sexta vez consecutiva como uma das 50 maiores redes de franquias por unidade no Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A rede oferece mais de 100 opções de bolos caseiros com uma produção 100% artesanal e feita com fruta de verdade, que inclui versões clássicas, diet, funcional, mini, baby, tortas, cucas, Bolo Caseiro no Pote e sobremesas geladas, para todos os tipos de paladar nas mais de 500 unidades pelo país. A franquia conta com seis modelos de negócios, desde quiosques, lojas, a centro de produção, com investimentos a partir de R$ 143 mil e faturamento médio mensal de R$ 40 mil. Prazo de retorno do investimento estimado em até 24 meses.


Rede de bares e restaurantes especializada em espetinhos, o Espetto Carioca espalha o lifestyle carioca em suas mais de 55 unidades espalhadas pelo país. Conta com mais de 1000 combinações de pratos, bebidas e sobremesas e com uma cartela exclusiva de drinks sensoriais. Além dos modelos de bares e restaurantes que têm valor de investimento a partir de R$ 241.767,00, a rede lançou recentemente a vending machine, em que o franqueado pode vender os espetos congelados a partir da instalação da máquina em diferentes locais como condomínios e clubes. Única microfranquia da rede, a Vending Machine pode ser adquirida a partir de R$ 37 mil por máquina, sendo necessárias três máquinas para a implantação do projeto. O prazo de retorno é entre 12 e 18 meses e o faturamento esperado é de R$ 10 mil por mês.
Criada em 2019, a rede de botecos Mané proporciona aos clientes experiências gastronômicas únicas, por meio de um ambiente despojado, gourmet e sofisticado, mas sem perder a cultura raíz de boteco. Conhecido como boteco metido a chique, o cardápio revela uma gastronomia gourmet e foi criado com o apoio de renomados chefs brasileiros, que entregaram mais de 40 opções de pratos e petiscos e por premiados mixologistas, que souberam dar a cara do Mané até nos drinks. Com investimento a partir de R$ 548 mil é possível faturar cerca de R$ 200 mil ao mês. O prazo para retorno é de 24 a 36 meses.


O Bendito é uma rede especializada em cookies, brownies e cafés gourmets. Dentro do conceito de confeitaria fina, a marca trabalha com receitas exclusivas e o mais puro chocolate belga, o que garante requinte e originalidade do produto final. Além do modelo quiosque e loja tradicional, que têm investimentos a partir de R$ 237.200,00, a rede conta com a microfranquia Carrinho, que pode ser instalada em eventos e diferentes locais para a venda de produtos da marca. A expectativa de faturamento do quiosque é de R$ 50 mil e o prazo de retorno vai de 24 a 36 meses.
Primeira rede de fast-food saudável do Brasil, a Mr. Fit vende refeições, sanduíches e sucos funcionais, entre outros produtos zero açúcar, glúten e lactose, além de um cardápio low carb. Criada em 2013, em Paulínia (SP), a empresa tem 519 unidades franqueadas em operação, com presença em 24 estados brasileiros e em Portugal. Os modelos de negócio são home office, nuvem (delivery de comida fresca), delivery tradicional, cafeteria, quiosque, loja de rua, loja de shopping, loja gourmet e express, que une os modelos cafeteria e home office. O investimento inicial para ter uma franquia da marca é de R$ 4.520,00, com faturamento médio mensal entre R$ 4 mil a R$ 20 mil e prazo de retorno de 4 a 8 meses.







