O varejo de proximidade foi uma das tendências aceleradas pela pandemia. Um dos beneficiados com isso foi o setor de supermercados, que pegou a via contrária da maior parte do comércio em 2020 e cresceu 9,36%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Os números chamaram a atenção das franquias, inclusive das microfranquias (ou franquias baratas), que demandam um investimento inicial menor.
O custo de ocupação em supermercados tende a ser menor que o de um shopping center, de acordo com o sócio-diretor da Gouvêa Malls, Luis Alberto Marinho, mas não pode ser o primeiro critério adotado por um empreendedor para decidir abrir um negócio em um supermercado. “Antes de tudo é preciso entender o público: qual é o fluxo e quem são as pessoas que costumam frequentar o espaço”, afirma.
A diversificação de pontos é necessária, e deve ser um caminho importante para o setor continuar se expandindo, mas as marcas precisam ter estratégia definida ao se lançarem em novos mercados. Marinho diz que os shopping centers continuam fortes, mas têm passado por uma transformação, que demandará mais componentes de entretenimento e socialização. Já o varejo de vizinhança ocupará um espaço de compras mais imediatas. “Cada lugar tem uma característica diferente. É preciso entender o movimento dentro desse contexto. O seu produto ou serviço precisa ser complementar ao que já é oferecido pelo supermercado.”
No último mês de junho, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) fixou o investimento inicial máximo de microfranquias em até R$ 105 mil. Para a listagem abaixo, PEGN considerou marcas com investimento inicial total próximo a esse valor e redes maiores que lançaram modelos mais baratos de olho em supermercados. É importante alertar, no entanto, que o aporte em uma franquia geralmente demanda um capital maior do que o valor divulgado. Consulte a rede de preferência e entenda quais são as condições do negócio.
Franquia Acquazero Eco Wash
Franquia especializada em limpeza ecológica automotiva. A rede tem 523 unidades em operação atualmente, sendo 12 dentro de supermercados do Grupo Pão de Açúcar. O franqueado é responsável por fechar parcerias e executar os serviços.
Investimento inicial total: a partir de R$ 18 mil (inclui taxa de franquia, montagem da operação e capital de giro). Previsão de retorno entre três e seis meses.
Franquia Cacau Show
Empresa especializada em chocolates finos. Atualmente são mais de 2,5 mil unidades instaladas em todo o Brasil, sendo 271 em supermercados – em todos os formatos. Recentemente, a rede lançou o modelo de contêiner, mais barato, e que pode ser instalado em estacionamentos de supermercados.
Investimento inicial total para o contêiner: a partir de R$ 59,9 mil. Retorno do investimento estimado a partir de sete meses.
Franquia Campinas Celulares
Rede de reparo de smartphones. A empresa passou a oferecer o modelo de contêineres, que é cerca de 20% mais barato que a loja de shopping e próprio para operação em estacionamentos de grandes supermercados. A rede tem 23 unidades em funcionamento atualmente, sendo nove em estacionamentos de supermercados.
Investimento inicial total para o contêiner: a partir de R$ 120 mil (inclui taxa de franquia, contêiner, primeiro estoque e mobiliário). Retorno de investimento entre 12 e 24 meses.
Franquia Doctor Feet
Rede de podologia e venda de produtos ortopédicos. Atualmente são 67 unidades em funcionamento, sendo duas em supermercados, com investimento 49% mais barato do que a loja de shopping. O franqueado fará a gestão da unidade, contratações, controle de estoque de produtos e atendimento ao público.
Investimento inicial total: a partir de R$ 180 mil (inclui taxa de franquia, projeto arquitetônico e montagem da loja). Prazo de retorno entre 24 e 36 meses.
Franquia Empada Brasil
Rede especializada em empadas, com 45 unidades em funcionamento em seis estados. Atualmente, a marca opera quatro unidades dentro de supermercados, todas na cidade de São Paulo.
Investimento inicial total: a partir de R$ 59,5 mil para o quiosque (não inclui o ponto comercial). Prazo estimado de retorno em 24 meses.
Franquia Mr. Kids
Rede de vending machines de autoatendimento. O franqueado pode ter mais de uma máquina e é responsável por abastecer os postos. Atualmente são 230 franqueados e mais de 1,5 mil máquinas instaladas, sendo 250 em supermercados. A rede tem negociado cerca de quatro novas franquias por mês.
Investimento inicial total: a partir de R$ 20,5 mil (inclui taxa de franquia, equipamentos e estoque inicial). A previsão de retorno do investimento é em torno de 12 meses.
Franquia Moldura Minuto
Rede de emolduramento personalizado. Recentemente, a empresa lançou uma franquia mais barata para supermercados da rede Pão de Açúcar, em São Paulo, que recebe os serviços e os leva para serem realizados em uma loja de shopping center nas proximidades. Hoje, a marca tem um total de 70 lojas em shoppings e três em supermercados.
Investimento inicial total: a partir de R$ 60 mil (com aluguel do contêiner). O retorno do investimento está prrevisto entre 18 e 24 meses.
Franquia Nutty Bavarian
Rede de franquias especializada em castanhas com 25 anos de mercado. Atualmente são 110 unidades em funcionamento, sendo cinco instaladas em supermercados. O franqueado é responsável pela gestão e operação do negócio.
Investimento inicial total: a partir de R$ 99 mil (inclui quiosque montado e capital de giro). Prazo estimado de retorno do investimento entre 12 e 18 meses.
Franquia Orgânica Body & Spa
Rede de franquias especializada em produtos de higiene e para banho. A empresa nasceu como indústria fornecedora, mas lançou uma franquia móvel na pandemia. Atualmente são 20 unidades em funcionamento e uma em supermercado, em Belo Horizonte (MG).
Investimento inicial total: a partir de R$ 34,4 mil (inclui taxa de franquia, carrinho e estoque inicial). Previsão de retorno do investimento de dois a quatro meses.
Franquia Parça Serviços Financeiros
Rede especializada em totens de autoatendimento para pagamento de contas e serviços financeiros. Atualmente são 180 unidades em operação, sendo 70 instaladas em supermercados.
Investimento inicial total: a partir de R$ 102 mil. Prazo estimado de retorno em até 15 meses.