Emissoras de TV e plataformas interrompem a veiculação de anúncios e empresas são aconselhados a adiar ações de comunicação
O fim do reinado de 70 anos da rainha Elizabeth II, o mais longevo da História britânica, monopolizou as notícias e a mídia de todo o planeta. Logo após a confirmação da morte de Elizabeth II, que faleceu no Castelo de Balmoral, na Escócia, aos 96 anos, ao lado de membros da família, a indústria de comunicação da Grã-Bretanha rapidamente reagiu.
Plataformas de mídia, veículos de comunicação e anunciantes interromperam as ações publicitárias que estavam programadas em homenagem à rainha.
Maior emissora de TV comercial do Reino Unido, a ITV decidiu interromper a exibição de todos os intervalos comerciais até o fim desta sexta-feira, 9, para deixar a grade inteiramente voltada à cobertura dos desdobramentos da morte de Elizabeth e dos impactos do fim de seu reinado para o Reino Unido e para o mundo, de acordo com informações do The Drum, especializado no mercado de comunicação.
O Channel 4 também confirmou que toda a publicidade e mensagens de patrocinadores estão temporariamente suspensos da programação. O mesmo fez a Bauer Media, uma das maiores emissoras de rádio da Inglaterra.
Twitter e outras plataformas desativam anúncios
A morte da rainha também provocou alterações no cronograma de negócios das plataformas digitais. O Twitter anunciou que desativaria toda a veiculação de anúncios publicitários no Reino Unido nas 48 horas seguintes à confirmação do falecimento da monarca. O Snapchat também teria comunicado ao mercado publicitário britânico que faria uma interrupção da veiculação de publicitária.
Os ambientes digitais de alguns veículos também adotaram o protocolo, como o The Daily Mail, que deixou de veicular anúncios em seu site, deixando o espaço apenas para o noticiário.
A Clear Channel, uma das maiores empresas de out-of-home do Reino Unido, e com presença em mercados de vários outros países, suspendeu a exibição dos anúncios em todas as suas faces, em sinal de respeito ao falecimento de Elizabeth II, de acordo com o declarado pela empresa, em comunicado. A medida valerá até as 6h de sábado, 10. Outra empresa global de OOH, a JcDecaux, não interrompeu a exibição de anúncios em suas telas, mas avisou que não incluirá nenhuma nova mensagem publicitária nos próximos dias, mantendo somente as que já haviam sido programadas.
O The Drum informa que muitos profissionais de agências foram procurados por anunciantes para pedir conselhos a respeito do que fazer neste momento em relação à sua veiculação de publicidade. De acordo com a reportagem do veículo, a maior parte das agências vem aconselhando as marcas a interromperem ou adiarem suas ações por conta do momento. Existe também a expectativa de que, nos próximos dias, os dados de impacto de audiência e de visualização de anúncios e mensagens caia, uma vez que as notícias sobre o funeral e a a nova configuração da Família Real, agora sob o comando do rei Charles III, monopolizem as atenções do público.
Fonte: Meio e Mensagem