Brasil Novas Ideias

  • Início
  • Franquias
  • Economia
  • Opinião
  • Vídeos
  • Conheça o Programa
Brasil Novas Ideias
Facebook-f Instagram Youtube
  • Início
  • Conheça o Programa
Vídeos
PUBLICIDADE

Vacina contra fake news dentro do jornalismo especializado

Jornalismo de saúde cresce na pandemia com a credibilidade de veículos e marcas, amparado por equipes de especialistas

Redação Brasil Novas Ideias Por Redação Brasil Novas Ideias
5 anos atrás
Tempo de leitura: 4 mins read
Vacina contra fake news

O Bem Estar, da Globo, mantém equipe especializada em metodologias de estudos e faz consultas com a área médica antes de levar um dado ao ar — Foto: Reprodução

Notícias Relacionadas

Rinite alérgica pode ter cura? Estudo aponta tratamento com potencial definitivo

Merck, SBD e ADJ lançam movimento nacional para conscientização e prevenção do pré-diabetes, “Antes que Vire”

Exames oftalmológicos anuais são essenciais para prevenir doenças e preservar a visão, alerta Dr. Daniel Kamlot

O isolamento social ampliou o consumo de mídia no Brasil. Aliado a esse movimento, a insegurança causada pelo medo constante de se infectar com o novo coronavírus aumentou a busca por informações jornalísticas sobre ciência e saúde, fazendo com que os principais veículos de imprensa do País observassem recordes de audiência no período, no qual a condução política da crise do governo Jair Bolsonaro também desempenhou papel relevante.

Segundo dados da Kantar Ibope Media, publicados recentemente, 81% da população brasileira expandiu seu consumo de mídia desde o início da pandemia. E, ao mesmo tempo, pesquisadores indicam que houve uma explosão de notícias falsas sobre possíveis tratamentos da Covid-19 em meios digitais. Exemplos disso não faltam. Desde figuras oficiais promovendo remédios não comprovados contra a doença, como cloroquina ou injeções de desinfetante, até estruturas mais complexas.

Um estudo coordenado pela União Pró-Vacina, da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que, conforme laboratórios anunciavam avanços no desenvolvimento da vacina contra o vírus, houve uma explosão no conteúdo falso na tentativa de demover as pessoas de adotarem os calendários de imunização. Segundo o levantamento da USP, os dois maiores grupos antivacina do País aumentaram em 383% o número de publicações entre maio e julho, sendo que mais de 30% desse conteúdo foi desenvolvido no exterior e apenas traduzido para o português.

Neste contexto, o jornalismo profissional sobre saúde adquiriu relevância entre os consumidores brasileiros. Inclusive no combate ativo à desinformação causada por essas páginas. “A desinformação é uma epidemia dentro da pandemia”, afirma Patrícia Carvalho, diretora do Bem Estar, plataforma de saúde da Globo. E, além de alertar ativamente o público sobre as notícias falsas com maior abrangência entre a audiência, o programa se especializa também na contextualização dos estudos legítimos realizados sobre a Covid-19. Essa característica vem do fato do programa abordar o tema saúde há quase uma década. O Bem Estar mantém, desde 2011, uma equipe de profissionais especializados em metodologias de estudos e realiza consultas com a área médica antes antes de levar um dado ao ar.

Essa prática, além de boa para o telespectador, traz resultados comerciais. “Em momentos como o que vivemos, o cuidado das marcas em atrelar suas mensagens a histórias que zelam pela verdade e que levam aos consumidores informações acuradas é ainda mais essencial”, afirma Eduardo Salvador, diretor de negócios para os setores de serviços e telecomunicações da Globo.

Nascida no ambiente digital, a UZMK Conteúdo conta com essa especialização para trazer a mesma cadeia de valor ao segmento. Responsável pelo canal do YouTube do médico Drauzio Varella, a produtora também vê como parte de sua obrigação diária desmentir notícias falsas sobre saúde. Nessa seara há, inclusive, uma parceria com a agência de checagem Lupa, envolvendo alertas sobre o crescimento de certos temas com conteúdo falso sobre saúde na internet. A expertise trouxe, inclusive, uma nova forma de negócio para a produtora, que passou a fazer a comunicação audiovisual de indústrias farmacêuticas. Por motivos de compliance, entretanto, os clientes desse setor não podem ser divulgados, explica Jefferson Gorgulho Peixoto, diretor executivo da UZMK.

“Em momentos como o que vivemos, o cuidado das marcas em atrelar suas mensagens e histórias que zelam pela verdade é ainda mais essencial” – Eduardo Salvador

Após o início da pandemia, marcas que, usualmente, não abordavam a pauta saúde, entraram no tema. Foi assim com o Itaú Unibanco. Em abril, o banco anunciou a maior doação privada da história do Brasil, atingindo R$ 1 bilhão de reais para a iniciativa Todos Pela Saúde, que promove ações de combate ao vírus. Parte desse montante foi destinada a ações com as comunidades brasileiras — como a distribuição de máscaras e testes para detecção da doença e até o aporte recente, junto com a Fapesp, de RS$ 82,5 milhões para o desenvolvimento dos ensaios clínicos da vacina produzida pelo Instituto Butantan.

Esse projeto se vale da comunicação de massa com o objetivo de conscientizar a população sobre práticas para barrar o coronavírus. Com a UZMK, o Todos Pela Saúde produz parte do seu conteúdo em pílulas educativas, nos quais promove o uso de máscara, distanciamento social e lavagem correta das mãos. Peixoto chama a atenção, no entanto, para o perigo de estafa mental do público para temas relacionados ao coronavírus. “A pandemia gerou curiosidade e pânico no começo. Por outro lado, gera uma reação. Neste momento, precisamos saber dosar. Estamos no movimento interno de dar uma arejada e falar sobre o futuro pós-pandemia, também” diz.

Fonte: Meio e Mensagem

Tags: Covid-19JornalismoPandemiaSaúde
PUBLICIDADE
Redação Brasil Novas Ideias

Redação Brasil Novas Ideias

O Brasil Novas Ideias é um programa multiplataforma, os episódios são transmitidos no SBT-VTV aos sábados, a partir das 10h. Também é veículado no nosso canal do YouTube e nas mídias sociais do programa.

Notícias Relacionadas

Merck, SBD e ADJ lançam movimento nacional para conscientização e prevenção do pré-diabetes, “Antes que Vire”
Bem-estar

Merck, SBD e ADJ lançam movimento nacional para conscientização e prevenção do pré-diabetes, “Antes que Vire”

2 meses atrás
Clínicas de estética: 4 estratégias para lucrar mais e conquistar clientes fiéis
Beleza

Clínicas de estética: 4 estratégias para lucrar mais e conquistar clientes fiéis

4 meses atrás
CEAPE Lucinete Barbosa de Soua, comerciante
Ação Social

“Crédito humanizado” auxilia empreendedora em tratamento contra um câncer

1 ano atrás

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Brasil tem 10,4 milhões de empreendedoras e avança na busca por capacitação

Brasil tem 10,4 milhões de empreendedoras e avança na busca por capacitação

35 minutos atrás
Black Friday 2025 deve movimentar mais de R$ 8 bilhões no Brasil, com foco em descontos reais e experiência do consumidor

Black Friday 2025 deve movimentar mais de R$ 8 bilhões no Brasil, com foco em descontos reais e experiência do consumidor

2 horas atrás
Relatório indica aumento do uso de inteligência artificial para segmentação e criação de agentes (Crédito: Lauritta/Shutterstock)

Quais são as principais tendências de mídia para 2026?

2 horas atrás
PUBLICIDADE

Mais Lidas

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed
PUBLICIDADE

Sobre nós

O Brasil Novas Ideias é um programa multiplataforma, os episódios são transmitidos no SBT-VTV aos sábados, a partir das 10h. Também é veiculado no nosso canal do YouTube e nas mídias sociais do programa.

Vídeos

Todo conteúdo veiculado no nosso programa na TV pode ser assistido em nosso Canal do YouTube, ou na página de vídeos aqui mesmo, no nosso portal! Aproveite para se inscrever em nosso canal para ficar por dentro de tudo!

Participe!

Se você gosta do nosso conteúdo, ama escrever e tem um caso de sucesso nos negócios que queira compartilhar no portal, nos mande um e-mail! Sua história pode aparecer em nosso portal! Basta entrar em contato pelo email: contato@brasilnovasideias.com.br

Sobre nós

O Brasil Novas Ideias é um programa multiplataforma, os episódios são transmitidos no SBT-VTV aos sábados, a partir das 10h. Também é veiculado no nosso canal do YouTube e nas mídias sociais do programa.

Vídeos

Todo conteúdo veiculado no nosso programa na TV pode ser assistido em nosso Canal do YouTube, ou na página de vídeos aqui mesmo, no nosso portal! Aproveite para se inscrever em nosso canal para ficar por dentro de tudo!

Participe!

Se você gosta do nosso conteúdo, ama escrever e tem um caso de sucesso nos negócios que queira compartilhar no portal, nos mande um e-mail! Sua história pode aparecer em nosso portal! Basta entrar em contato pelo email:

contato@brasilnovasideias.com.br

Brasil Novas Ideias
Menu
  • Início
  • Franquias
  • Economia
  • Opinião
  • Vídeos
  • Conheça o Programa
Brasil Novas Ideias
Menu
  • Início
  • Franquias
  • Economia
  • Opinião
  • Vídeos
  • Conheça o Programa
Copyright © 2025 Brasil Novas Ideias | by TW Propaganda
  • Início
  • Notícias
    • Comunicação
    • Cultura
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Eventos
    • Franquias
    • Opinião
    • Política
    • Programa Brasil Novas Ideias
    • Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Vídeos
  • Conheça o Programa

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar a Nova Playlist