A pandemia da Covid-19 serviu de impulso para alguns setores da economia em Campinas (SP) com um aumento de 20% no número de microempreendedores individuais (MEIs) nos últimos três meses. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam 4.182 novas companhias criadas de junho a agosto, contra 3.481 no mesmo período do ano passado.
No entanto, essa recuperação só veio mesmo após os períodos de restrição mais severa para conter o avanço do novo coronavírus. Os meses de abril e maio foram de queda nos registros, devido a uma maior prudência dos empreendedores.
Analista de negócios do Sebrae-SP, Bruno Santos afirma que essas pessoas que planejavam empreender esperaram o momento mais propício e consolidaram seus planos nos meses seguintes, acompanhados daqueles que viram oportunidades de negócio como superação em meio à crise financeira.
“Pessoas enxergaram formas diferentes de atuar, respeitando protocolos de saúde junto ao espaço que o cliente vive. Considerando os moldes tradicionais, o maior estimulo foram as novas oportunidades que apareceram”.
“O empreendedor se reinventou muito, de forma remota, em delivery, visitas agendadas nas casas dos clientes. O aumento na demanda via e-commerce que se tornou uma grande oportunidade para trabalhar com novos negócios”, afirma Santos.
Setores que mais abriram MEIs em Campinas
Desde janeiro de 2009 – quando o registro foi criado pelo governo federal para enquadrar profissionais que trabalhavam na informalidade – até meados de setembro de 2020, Campinas somou 84.134 MEIs. Veja os principais segmentos abaixo:
1. Cabeleireiros, manicure e pedicure: 6.953 MEIs
2. Comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios: 4.199 MEIs
3. Promoção de vendas: 3.853 MEIs
Segundo o analista de negócios, a função de promotor de vendas em terceiro lugar surpreendeu este ano, uma vez que esta era uma posição ocupada por profissionais da construção civil até o ano passado. O promotor se tornou uma estratégia para muitas empresas:
“A gente tem muitas empresas buscando profissionais como esses para fazer uma promoção de venda e entregar os produtos com maior efetividade do mercado para ter o retorno perdido na quarentena. O mercado ficou fragilizado e as empresas precisaram ter um pouco mais de apelo para trazer o consumidor para perto da sua marca. É como se estivesse começando do zero.”
Dicas do Sebrae-SP para novos empreendedores
- Capacite-se antes de qualquer decisão. Conhecimento vai fazer diferença no momento em que o profissional estiver atuando. Quanto mais buscar informações, mais o empreendedor terá visão diferenciada.
- Monte um plano de negócios para desenvolver um planejamento. Isso minimiza o impacto que os riscos possam ter ao empreender.
- Defina bem como vai investir o capital da empresa. É preciso entender que capital de giro é fundamental, uma reserva para cobrir os custos em um momento de aperto.
- Não queira começar gigante. O melhor caminho é começar pequeno e criar estratégias para que o crescimento venha. O investimento é mais inteligente.
Curso gratuitos no Sebrae com vagas abertas
Fonte: G1