Quem tem projetos e sonhos para sua vida financeira e, ao mesmo tempo, quer apresentar soluções para necessidades que a sociedade apresenta tem no empreendedorismo várias respostas positivas.
O que é empreendedorismo? De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o empreendedorismo é a capacidade que as pessoas têm de identificar problemas e oportunidades e encontrar soluções inovadoras e investir recursos para produzir coisas úteis que a sociedade precisa.
Mas por onde começar? Mesmo com boas ideias e projetos, para alguns investidores pode ser difícil começar o próprio negócio devido aos desafios da situação econômica do País.
Quem tem o sonho de ter o próprio negócio, iniciar uma jornada independente na vida financeira e ainda trazer soluções para as necessidades das pessoas pode ser definido como empreendedor.
Uma resposta para esses desafios é o sistema de franquias, que têm como características principais: gestão e operação testada e conhecida, marca consolidada no mercado e padronização de produtos e qualidade.
Veja as importantes características dos modelos de franquias e sua relação com o empreendedorismo:
– Quem pretende entrar no setor tem desafios inerentes à montagem de negócios no Brasil e toda burocracia, mas por meio do sistema de franchising existem mais possibilidades, pois esse modelo de negócios os novos entrantes no sistema têm acesso a um formato já testado e aprovado;
– Marca mais conhecida, o que dá mais confiança ao consumidor e o aproxima do seu negócio;
– Processos operacionais definidos e documentados, com treinamentos e plantão de dúvidas para novos franqueados;
– Suporte e manuais de procedimentos e, se desejado, contato com comunidade de franqueados para troca de experiências e dicas;
– Programas de Capacitação e Orientações gerais sobre a operação e gestão do negócio;
– O Brasil tem um campo vasto aberto ao empreendedorismo De acordo com a Global Entreperneurship Monitor (GEM) a taxa de empreendedorismo é de 38,7 (em 2019) segundo melhor patamar total de empreendedores desde 2002 são mais de 53,4 milhões dedicados a um negócio próprio;
– Ao iniciar sua jornada de Empreendedorismo, procure conhecer o segmento que pretende ingressar. É importante entender seu funcionamento para que a gestão e os desafios do começo do negócio possam ser superados com mais facilidade. Faça uma pesquisa e troque informações com quem já é franqueado para fazer a escolha mais adequada ao seu perfil;
– Faça comparativos entre marcas do segmento que pretende atuar e verifique a rede de apoio que cada marca costuma oferecer ao franqueado. Observe, também, o comportamento da concorrência e toda a estrutura oferecida.
Fontes: Portal do Franchising