Brasil Novas Ideias

  • Início
  • Franquias
  • Economia
  • Opinião
  • Vídeos
  • Conheça o Programa
Brasil Novas Ideias
Facebook-f Instagram Youtube
  • Início
  • Conheça o Programa
Vídeos
PUBLICIDADE

Busca por franquias baratas dispara; veja opções de R$ 5.500 a R$ 90 mil

Redação Brasil Novas Ideias Por Redação Brasil Novas Ideias
5 anos atrás
Tempo de leitura: 9 mins read
Busca por franquias baratas dispara; veja opções de R$ 5.500 a R$ 90 mil

Foto: Getty Images/iStockphoto

Notícias Relacionadas

Brasil tem 10,4 milhões de empreendedoras e avança na busca por capacitação

Movimento Power Minds Connex conecta empresários e CEOs em confraria de alto nível em São Paulo

Conheça a Glamm, a beauty tech que nasceu para conectar profissionais de beleza e clientes em todo o Brasil

Durante a pandemia, cresceu a procura por um segmento de negócios: o de microfranquias ou franquias baratas. Houve casos, como o do RapidãoApp, aplicativo de delivery, em que as vendas aumentaram 400% de março a outubro, em relação ao período de novembro de 2019 (início das atividades da empresa) a fevereiro.

O UOL ouviu empresas que relataram aumento na venda de microfranquias ou tiveram que adaptar esse modelo de negócio durante a pandemia, como a Multysat, rede de monitoramento de veículos. Veja mais abaixo opções de negócio com investimento inicial de R$ 5.500 a R$ 90 mil.

Para Adriana Auriemo, diretora de microfranquias da ABF, os principais perfis dos que compraram franquia na pandemia são profissionais que perderam o emprego e, com o dinheiro da rescisão, decidem investir e pequenos empresários que aproveitam a queda dos preços dos aluguéis e a baixa dos juros para abrir novas frentes. Há ainda, mas em menor número, franqueados que decidiram expandir suas operações e investidores em busca de diversificação nos negócios.

Cuidados ao comprar franquias baratas

Mas atenção: antes de comprar franquia de qualquer tamanho, veja algumas recomendações de especialistas, como não investir todo o seu dinheiro no negócio e ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Outro alerta é tomar cuidado com franquias baratas. Para especialistas, um risco comum que se corre ao comprar negócios de baixo valor é o franqueado se tornar, na prática, um vendedor dos produtos da franqueadora, e ainda pagar taxas altas para isso. Também é preciso se preparar para gerenciar o seu próprio negócio, como estudar sempre e manter-se atualizado.

Confira 12 opções de microfranquias. Os dados foram fornecidos pelas empresas.

1) Marketing Bag

A rede, que nasceu em meio à pandemia, vende publicidade em saco de pão ecológico. Criada neste ano em Jundiaí (SP), a empresa tem 11 unidades em operação (todas home based). Na prática, o franqueado faz parcerias com padarias da sua área de atuação e prospecção de anunciantes.

Raio-X

  • Investimento inicial: R$ 5.500 (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: R$ 464 por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 13.640
  • Lucro médio mensal: R$ 5.450
  • Prazo de retorno: de 1 a 4 meses

2) Mr. Fit

A rede de alimentação saudável já tinha o home based (microfranquia) como modelo de negócio. De março a outubro, foram vendidas 190 unidades, sendo 186 microfranquias –um aumento de 100% nas vendas deste modelo, em relação ao mesmo período do ano passado. Na prática, o franqueado vende marmitas congeladas da marca. Criada em Paulínia (SP), em 2013, a rede tem 376 unidades em operação, entre lojas físicas e home based.

Raio-X

  • Investimento inicial (home based): R$ 6.250 (inclui taxa de franquia, freezer adesivado e cem refeições iniciais)
  • Royalties: isento
  • Faturamento médio mensal: de R$ 2.000 a R$ 12 mil
  • Lucro médio mensal: de 30% a 40%
  • Prazo de retorno: de 4 a 12 meses

3) Multysat

A rede teve que formatar a microfranquia como modelo de negócio no início da pandemia para se adaptar à crise. De março a outubro, vendeu oito microfranquias. Criada em 2019 em Vila Velha (ES), a Multysat é especializada em monitoramento de veículos, frotas e cargas via GPRS e GSM. Na prática, o franqueado comercializa plano de assinatura de monitoramento veicular em sua área de atuação.

Raio-X

  • Investimento inicial: de R$ 12,8 mil (home) a R$ 87,5 mil (loja). Inclui taxa de franquia, capital de giro e portfólio de produtos e serviços
  • Royalties: Isento
  • Faturamento médio mensal: de R$ 163 mil (home) a R$ 200 mil (loja)
  • Lucro médio mensal: de 10% a 20%
  • Prazo de retorno: de 4 a 6 meses

4) Conserta Express

É uma rede de franquias de serviços e reparos (como pintura e elétrica) em residências e empresas. Durante a pandemia, a empresa vendeu 20 microfranquias (home based), um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Já estão em operação. Na prática, o franqueado atua na administração do negócio ou executando os serviços. Criada em Campinas (SP), em 2007, a empresa tem 51 unidades.

Raio-X

  • Investimento inicial (home based): de R$ 13,5 mil (inclui taxa de franquia).
  • Royalties: de R$ 990 e R$ 1.405 por mês (variação depende do tamanho da cidade)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 6.000 a R$ 14 mil
  • Lucro médio mensal: de 25% a 45%
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

5) É Seguro

A rede, que vende seguros, consórcios e planos de saúde, entre outros serviços, comercializou 40 novas unidades de microfranquia (entre home based e loja física), de março até outubro —aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2019. Criada em Umuarama (PR), em 2017, a rede tem 220 unidades em operação. Na prática, o franqueado faz a parte comercial junto ao cliente (prospecção, venda e pós-venda).

Raio-X

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil (home based) e R$ 29,9 mil (loja física)
  • Royalties: de 10% a 25% sobre o faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 120 mil (home based, após o sétimo mês) e R$ R$ 180 mil (loja física)
  • Lucro médio mensal: de 15% a 20%
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

6) RapidãoApp

É um aplicativo de delivery de vários segmentos dentro da plataforma e foi formatado para atender pequenas e médias cidades. A rede tem apenas este modelo de negócio (home based) e, durante a pandemia, comercializou 248 unidades de março a outubro —aumento de 400% em relação ao período de novembro de 2019 (início das atividades da empresa) a fevereiro. As novas unidades ainda estão em implantação.

O RapidãoApp foi criado em 2019, em São José do Rio Preto (SP). Hoje, 62 unidades estão em operação. Na prática, o franqueado faz a prospecção de clientes para a plataforma.

Raio-X

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19.650 (incluir taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 30% do faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 5.500
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

7) Solarprime

A rede de franquia de energia solar fotovoltaica já tinha o home based (microfranquia) como modelo de negócio. De março até outubro, vendeu 78 novas microfranquias (já em operação) —aumento de 40% no número total de unidades. Criada em Passos (MG), em 2014, a rede tem 270 unidades em operação. Na prática, o franqueado é responsável por vender e instalar o sistema de energia renovável, com apoio da engenharia da empresa.

Raio-X

  • Investimento inicial (home based): R$ 32 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 5% sobre o faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
  • Lucro médio mensal: 15%
  • Prazo de retorno: de 3 a 12 meses

8) e-Lav Lavanderia

De março a outubro, a rede eLav Lavanderia comercializou 21 novas microfranquias (lojas físicas), um aumentou nas vendas de 80%, em relação ao período de outubro de 2019 (início das atividades da empresa) a fevereiro. Criada há cinco anos em Varginha (MG), a empresa entrou para o franchising em 2019. Tem oito unidades em operação.

Raio-X

  • Investimento inicial: de R$ 49 mil a R$ 59 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro). O valor pode variar de cidade para cidade.
  • Royalties: R$ 900 por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 8.000
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

9) Park Idiomas

A empresa, rede de escolas de inglês e espanhol, não tinha microfranquia e, por conta da pandemia, teve que formatar o home based como modelo de negócio, para se adaptar a essa crise. A modalidade Park Fit foi lançada em agosto e tem uma unidade vendida, ainda em implantação. Na prática, o franqueado é o professor e faz toda a gestão do negócio e prospecção de clientes. Criada em Uberlândia (MG), em 1996, a rede tem 73 unidades em operação, sendo duas lojas próprias.

  • Investimento inicial (Park Fit): R$ 50 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: isento
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Lucro médio mensal: 25%
  • Prazo de retorno: 20 meses

10) Ginástica do Cérebro

A rede vendeu cinco novas microfranquias (loja física) de março a outubro —um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Também registrou um aumento de 40% no número de alunos (a maior parte formada por idosos) durante a pandemia.

Criada em Foz de Iguaçu (PR), em 2012, a Ginástica do Cérebro é uma rede de cursos de estimulação cognitiva, por meio de atividades como o soroban (instrumento lógico-matemático de origem oriental), jogos e desafios que estimulam a memória e o raciocínio lógico. Está com 20 unidades em operação. Na prática, o franqueado atua na parte administrativa e como instrutor dessas atividades, podendo ou não contratar profissionais para tal função.

  • Investimento inicial: de R$ 59 mil a R$ 69 mil (de acordo com o tamanho da cidade). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro.
  • Royalties: 8% sobre o faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Lucro médio mensal: de 25% a 40%
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

11) Pormade Portas

A Pormade Portas já tinha a microfranquia como modelo de negócio. Mas, entre março e outubro, registrou um aumento de 144% nas vendas de lojas, em relação ao mesmo período de 2019. Foram comercializadas 13 novas microfranquias, já em operação.

Fundada em 1939, a fabricante de portas e acessórios com sede em União da Vitória (PR) entrou para o franchising em 2018. São 33 lojas, sendo 22 franquias. Na prática, o franqueado tem na loja um mostruário com os produtos, mas faz as vendas por meio da plataforma do e-commerce da empresa. Não há estoque.

  • Investimento inicial: R$ 60 mil (inclui taxa de franquia e kit básico de produtos para demonstração na loja física)
  • Royalties: 2% sobre o faturamento ou R$ 600 por mês
  • Faturamento médio mensal: 20% de comissão sobre as vendas
  • Lucro médio mensal: de R$ 8.000 a R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

12) Sterna Café

A Sterna Café, rede de franquias de cafés especiais, lançou em maio um modelo de microfranquia para se adaptar à pandemia: o Sterna Café Dark Coffee, que é uma cozinha (a partir de 10 metros quadrados) habilitada para o preparo do menu da rede, sem relacionamento físico com a clientela. Até outubro, uma microfranquia foi vendida.

O novo modelo de negócio é focado no preparo e entrega, dispensando área para atendimento de salão. Criada em São Paulo, em 2016, a rede tem 60 unidades (modelo loja física) em operação.

Raio-X

  • Investimento inicial (microfranquia): R$ 89.750 (inclui taxa inicial de franquia, mobiliários e equipamentos e estoque inicial de insumos, entre outros).
  • Royalties: 4% sobre o faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Lucro médio mensal: de 10% a 20%
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

Fonte: UOL

Tags: EmpreendedorismoFranquiasInvestimentoNegócios
PUBLICIDADE
Redação Brasil Novas Ideias

Redação Brasil Novas Ideias

O Brasil Novas Ideias é um programa multiplataforma, os episódios são transmitidos no SBT-VTV aos sábados, a partir das 10h. Também é veículado no nosso canal do YouTube e nas mídias sociais do programa.

Notícias Relacionadas

Brasil tem 10,4 milhões de empreendedoras e avança na busca por capacitação
Empreendedorismo

Brasil tem 10,4 milhões de empreendedoras e avança na busca por capacitação

1 minuto atrás
Cinco tendências para o marketing de influência em 2026
Informação

Cinco tendências para o marketing de influência em 2026

4 horas atrás
Movimento Power Minds Connex conecta empresários e CEOs em confraria de alto nível em São Paulo
Empreendedorismo

Movimento Power Minds Connex conecta empresários e CEOs em confraria de alto nível em São Paulo

7 dias atrás

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Brasil tem 10,4 milhões de empreendedoras e avança na busca por capacitação

Brasil tem 10,4 milhões de empreendedoras e avança na busca por capacitação

1 minuto atrás
Black Friday 2025 deve movimentar mais de R$ 8 bilhões no Brasil, com foco em descontos reais e experiência do consumidor

Black Friday 2025 deve movimentar mais de R$ 8 bilhões no Brasil, com foco em descontos reais e experiência do consumidor

1 hora atrás
Relatório indica aumento do uso de inteligência artificial para segmentação e criação de agentes (Crédito: Lauritta/Shutterstock)

Quais são as principais tendências de mídia para 2026?

1 hora atrás
PUBLICIDADE

Mais Lidas

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed
PUBLICIDADE

Sobre nós

O Brasil Novas Ideias é um programa multiplataforma, os episódios são transmitidos no SBT-VTV aos sábados, a partir das 10h. Também é veiculado no nosso canal do YouTube e nas mídias sociais do programa.

Vídeos

Todo conteúdo veiculado no nosso programa na TV pode ser assistido em nosso Canal do YouTube, ou na página de vídeos aqui mesmo, no nosso portal! Aproveite para se inscrever em nosso canal para ficar por dentro de tudo!

Participe!

Se você gosta do nosso conteúdo, ama escrever e tem um caso de sucesso nos negócios que queira compartilhar no portal, nos mande um e-mail! Sua história pode aparecer em nosso portal! Basta entrar em contato pelo email: contato@brasilnovasideias.com.br

Sobre nós

O Brasil Novas Ideias é um programa multiplataforma, os episódios são transmitidos no SBT-VTV aos sábados, a partir das 10h. Também é veiculado no nosso canal do YouTube e nas mídias sociais do programa.

Vídeos

Todo conteúdo veiculado no nosso programa na TV pode ser assistido em nosso Canal do YouTube, ou na página de vídeos aqui mesmo, no nosso portal! Aproveite para se inscrever em nosso canal para ficar por dentro de tudo!

Participe!

Se você gosta do nosso conteúdo, ama escrever e tem um caso de sucesso nos negócios que queira compartilhar no portal, nos mande um e-mail! Sua história pode aparecer em nosso portal! Basta entrar em contato pelo email:

contato@brasilnovasideias.com.br

Brasil Novas Ideias
Menu
  • Início
  • Franquias
  • Economia
  • Opinião
  • Vídeos
  • Conheça o Programa
Brasil Novas Ideias
Menu
  • Início
  • Franquias
  • Economia
  • Opinião
  • Vídeos
  • Conheça o Programa
Copyright © 2025 Brasil Novas Ideias | by TW Propaganda
  • Início
  • Notícias
    • Comunicação
    • Cultura
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Eventos
    • Franquias
    • Opinião
    • Política
    • Programa Brasil Novas Ideias
    • Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Vídeos
  • Conheça o Programa

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar a Nova Playlist