O período dos festejos do Natal e Ano Novo é sempre regado ao exagero. As pessoas costumam extrapolar nos comes e bebes, inclusive nas sobremesas que enfeitam a ceia. E quando tudo passa, vem aquela frustração pelo excesso, além da corrida desenfreada por dietas detox no intuito de eliminar os quilinhos adquiridos e desinchar.
Contudo, fica a pergunta: o que fazer para não extrapolar e estragar a dieta? E quais seriam as dicas para uma alimentação que desintoxique o organismo depois das comemorações?
A nutricionista Marisa Graça do G2 Health Medicina Integrada nos traz algumas respostas para tais questionamentos. Ela deu 05 dicas para aproveitar as festas de fim de ano sem pecar no prato.
1. Alimentos vilões
Sabemos que as comemorações de fim de ano são datas especiais. Porém, há alimentos vilões e aqui estão alguns que o consumo deve ser moderado: os amendoins, castanhas, chocottones, carne de porco em exagero, dentre outros.
Dá para se comer de tudo um pouco, mas atente-se às porções. O ideal é escolher uma fonte de carboidrato e outra de proteína. Cuidado com a maionese e salpicão.
2. Dicas de substituições
Algumas substituições nos alimentos tradicionais da ceia costumam ser bem interessantes. Em relação ao salpicão, por exemplo, ao invés de usar maionese, que tal um iogurte?
A salada de batata fica uma delícia se você trocar a maionese pelos ovos. Regue com azeite de oliva. Sendo assim, há o equilíbrio da proteína com o carboidrato e haverá maior saciedade.
3. Coma com moderação
Não exagere! Essa é a maior dica. Diminua a quantidade dos alimentos, ainda mais agora que estamos numa época de pandemia, ou seja, as pessoas não estão fazendo tantos exercícios como faziam antes. Vale à pena comer com moderação, atentando-se às porções, optando por uma ceia mais enxuta.
4. Bebidas alcoólicas
Elas precisam ser ingeridas com moderação. Evite tomá-las com o estômago vazio e opte pela água logo após o copo da bebida fermentada ou destilada, tudo na mesma proporção.
5. Dieta do dia seguinte
Geralmente quando comemos muito nas festas de fim de ano, já no dia seguinte há o enjoo natural daquela comida feita na noite anterior. A dica para o dia seguinte é uma dieta mais leve, optando pelas frutas, talvez uma sopa, não esquecendo a hidratação do corpo.
O nosso organismo tem a capacidade natural de desintoxicação. O fígado sabe fazer bem isso. Se a pessoa gostar de um chá e for hábito dela tomar, tudo bem. É só não abusar da alimentação na festa e voltar para os pratos rotineiros da dieta no dia seguinte.
Gostou das dicas? Então, agora é só aproveitar as comemorações, levando sempre em conta o número restrito de pessoas na ceia e com todas as precauções tendo o distanciamento social como base.