Brasil Novas Ideias

  • Início
  • Franquias
  • Economia
  • Opinião
  • Vídeos
  • Conheça o Programa
Brasil Novas Ideias
Facebook-f Instagram Youtube
  • Início
  • Conheça o Programa
Vídeos
PUBLICIDADE

O futuro da televisão na era dos creators digitais

Redação Brasil Novas Ideias Por Redação Brasil Novas Ideias
2 anos atrás
Tempo de leitura: 4 mins read

Notícias Relacionadas

Black Friday 2025 deve movimentar mais de R$ 8 bilhões no Brasil, com foco em descontos reais e experiência do consumidor

Cinco tendências para o marketing de influência em 2026

Movimento Power Minds Connex conecta empresários e CEOs em confraria de alto nível em São Paulo

Assim como a internet, telinha vem procurando se transformar para captar os novos usuários; transmissões esportivas demonstram força do esporte multiplataforma

Meio & Mensagem
8 de julho de 2023 – 18h20

Fred Bruno, do Desimpedidos, falou sobre as possibilidades que o digital trouxe para as transmissões esportivas (Crédito: ReproduçãoTwitter)

Por Amanda Schnaider e Valeria Contado

Quando a televisão surgiu, muitos pensaram que o rádio ia acabar. Porém, mais de 70 anos depois, isso não aconteceu, o rádio foi e transformando e propondo novos formatos como os podcasts. Com a chegada a internet, a mesma pergunta veio à tona novamente: a televisão vai acabar?

Para o criador de conteúdo Felipe Castanhari, dono do canal Nostalgia no YouTube e da série da Netflix, Mundo Mistério, a resposta é clara: não, porque a televisão, assim como a internet, está se transformando.

“O algoritmo que mudou o conteúdo na internet, está mudando também o conteúdo na televisão”, salientou Castanhari, em painel no primeiro dia da VidCon São Paulo, nessa sexta-feira, 7. O criador também ressaltou que cada vez mais os conteúdos da TV estão sendo pensados também para a internet.

Um exemplo disso é o que é feito com MasterChef. Produzido pela Endemol Shine Brasil, o reality de gastronomia conta com um episódio semanal na TV mas, durante o resto da semana, até o lançamento do próximo episódio, a Endemol precisa continuar produzindo conteúdo nas redes do reality para engajar o público.

“Criamos o que chamamos de ecossistema de conteúdo”, revelou Leandro Fiamenghi, Digital Content Operations Manager na Endemol Shine Brasil. Esse ecossistema conta com uma equipe dedicada a atender as demandas de digital específicas do reality. “As grandes produtoras têm que entender que é isso ou o seu formato vai ser apagado”, alertou Fiamenghi.

Apesar de acreditar que a televisão não irá acabar, Castanhari ressaltou a importância de saber com que tipo de audiência se está falando. “Meu primo de quatro anos não sabe o que é TV, ele gosta de conteúdo que ele pode controlar”, exemplificou.

Além de entender com quem se está falando, na visão Fiamenghi, da Endemol Shine Brasil, compreender muito bem cada plataforma também é fundamental para os criadores e produtoras de conteúdo. “Temos que entender muito as plataformas e o hábito de consumo das pessoas”.

Nova era para as transmissões esportivas

Outra discussão acerca do futuro da televisão pode ser feita a partir da nova realidade das transmissões esportivas. A pulverização dos direitos de transmissão – especialmente do futebol, que é o esporte mais popular do Brasil – fez surgir novas formas de contar histórias dentro desse nicho.

Um exemplo disso é a CazéTV, que foi o primeiro player brasileiro a transmitir a Copa do Mundo no ambiente digital. Para Luis Felipe Freitas, narrador na CazéTV no canal e no Prime Video, nesse ambiente é possível dar uma interpretação pessoal ao público.

“Vamos dar a nossa interpretação e a nossa cara na hora que vamos entrevistar o jogador. Temos que enxergar a diferença do conteúdo, estamos falando de plataformas diferentes”, disse.

Apesar de essa ser uma mudança significativa na forma como os players enxergam a transmissão esportiva, existe atualmente um nicho. Há quem prefira assistir o conteúdo esportivo pela TV, há que prefira os streamings.

Paulo Vinicius Coelho, o PVC, explicou que o formato como cada consumidor acompanha o jogo depende de como ele se sente confortável diante daquela tela. “A diferença é que, antigamente, você saia daqui para ir para sua casa para ver o jogo. Hoje você sai correndo e leva o jogo com você, avaliou.

Essa mudança também se refletiu no relacionamento com os atletas, que são os protagonistas dos jogos. Fred Bruno, do Desimpedidos, explicou que a nova geração também se tornou produtora de conteúdo e expandiu como se conecta com a audiência e o novo formato. “É uma mudança cultural. O streaming é democrático e representa a voz do torcedor. Essa mudança acontece porque os jogadores também estão virando criadores de conteúdo e eles se sentem muito à vontade com outros criadores de conteúdo”, avalia.

Streamings e marcas se conectam pelo esporte

Na relação com as marcas, os streamings conseguem trazer uma característica diferente do que eventualmente ocorre na mídia tradicional, já que não há uma limitação de grade.

Nesse sentido, as marcas conseguem fazer ações que aumentam a conexão e amplificam a abrangência através da potência dos influenciadores que estão ali. Lucas Rizzo, sócio e gerente de negócios na Livemode, avalia esse movimento como uma boa experiência. “Temos mais tempo para contar o histórico do confronto e contar a história como quisermos. O poder dos 90 minutos vai além daquilo”, disse.

Tags: ComunicaçãoCreatorsDIGITALinternetTelevisão
PUBLICIDADE
Redação Brasil Novas Ideias

Redação Brasil Novas Ideias

O Brasil Novas Ideias é um programa multiplataforma, os episódios são transmitidos no SBT-VTV aos sábados, a partir das 10h. Também é veículado no nosso canal do YouTube e nas mídias sociais do programa.

Notícias Relacionadas

Black Friday 2025 deve movimentar mais de R$ 8 bilhões no Brasil, com foco em descontos reais e experiência do consumidor
Black Friday

Black Friday 2025 deve movimentar mais de R$ 8 bilhões no Brasil, com foco em descontos reais e experiência do consumidor

1 hora atrás
Black Friday e Natal: cuidados com compras e vendas online para evitar violações de propriedade intelectual
Black Friday

Black Friday e Natal: cuidados com compras e vendas online para evitar violações de propriedade intelectual

3 horas atrás
Cinco tendências para o marketing de influência em 2026
Informação

Cinco tendências para o marketing de influência em 2026

4 horas atrás

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Brasil tem 10,4 milhões de empreendedoras e avança na busca por capacitação

Brasil tem 10,4 milhões de empreendedoras e avança na busca por capacitação

11 minutos atrás
Black Friday 2025 deve movimentar mais de R$ 8 bilhões no Brasil, com foco em descontos reais e experiência do consumidor

Black Friday 2025 deve movimentar mais de R$ 8 bilhões no Brasil, com foco em descontos reais e experiência do consumidor

1 hora atrás
Relatório indica aumento do uso de inteligência artificial para segmentação e criação de agentes (Crédito: Lauritta/Shutterstock)

Quais são as principais tendências de mídia para 2026?

2 horas atrás
PUBLICIDADE

Mais Lidas

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed
PUBLICIDADE

Sobre nós

O Brasil Novas Ideias é um programa multiplataforma, os episódios são transmitidos no SBT-VTV aos sábados, a partir das 10h. Também é veiculado no nosso canal do YouTube e nas mídias sociais do programa.

Vídeos

Todo conteúdo veiculado no nosso programa na TV pode ser assistido em nosso Canal do YouTube, ou na página de vídeos aqui mesmo, no nosso portal! Aproveite para se inscrever em nosso canal para ficar por dentro de tudo!

Participe!

Se você gosta do nosso conteúdo, ama escrever e tem um caso de sucesso nos negócios que queira compartilhar no portal, nos mande um e-mail! Sua história pode aparecer em nosso portal! Basta entrar em contato pelo email: contato@brasilnovasideias.com.br

Sobre nós

O Brasil Novas Ideias é um programa multiplataforma, os episódios são transmitidos no SBT-VTV aos sábados, a partir das 10h. Também é veiculado no nosso canal do YouTube e nas mídias sociais do programa.

Vídeos

Todo conteúdo veiculado no nosso programa na TV pode ser assistido em nosso Canal do YouTube, ou na página de vídeos aqui mesmo, no nosso portal! Aproveite para se inscrever em nosso canal para ficar por dentro de tudo!

Participe!

Se você gosta do nosso conteúdo, ama escrever e tem um caso de sucesso nos negócios que queira compartilhar no portal, nos mande um e-mail! Sua história pode aparecer em nosso portal! Basta entrar em contato pelo email:

contato@brasilnovasideias.com.br

Brasil Novas Ideias
Menu
  • Início
  • Franquias
  • Economia
  • Opinião
  • Vídeos
  • Conheça o Programa
Brasil Novas Ideias
Menu
  • Início
  • Franquias
  • Economia
  • Opinião
  • Vídeos
  • Conheça o Programa
Copyright © 2025 Brasil Novas Ideias | by TW Propaganda
  • Início
  • Notícias
    • Comunicação
    • Cultura
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Eventos
    • Franquias
    • Opinião
    • Política
    • Programa Brasil Novas Ideias
    • Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Vídeos
  • Conheça o Programa

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar a Nova Playlist